post

Geocronologia

Na fascinante aventura de explorar o que algumas assombrosas paisagens nos relatam sobre as origens, é ainda mais assombroso descobrir que a ordem que podemos ver nas camadas de rochas sedimentares e dos fósseis nesses lugares é a mesma que podemos ver em outras frações em todo o mundo.
Read More

post

A complexidade da Teia de Aranha e a evolução

À medida que se aprofunda o conhecimento científico sobre as estruturas e mecanismos dos seres vivos, encantamo-nos cada vez mais com a complexidade e a funcionalidade de tais sistemas biológicos, mesmo entre aqueles considerados “simples” ou “primitivos”.

O termo Biomimética se tornou comum nos meios científicos, e se refere ao trabalho de diversos cientistas (engenheiros, químicos, físicos, biólogos, etc.) que tentam copiar os processos biológicos e aplicá-los em diferentes áreas tecnológicas e científicas.
Read More

post

Abelhas Domésticas Mais Antigas do Mundo

Para a Bíblia, Israel é “a terra onde corre leite e mel”. Não era só força de expressão: arqueólogos anunciaram ontem a descoberta das mais antigas colmeias com abelhas domésticas do mundo, no território israelita.
A equipa liderada por Amihai Mazar, da Universidade Hebraica de Jerusalém, já tinha forte suspeitas de que os cilindros de argila achados em Tel Rehov (norte do país), no vale do rio Jordão, tinham servido para criar abelhas. Uma pequena abertura de um lado e uma tampa do outro sugeriam locais para a entrada dos insetos e para a manipulação dos favos.

Mas foi só agora, com a ajuda de um biólogo brasileiro, que a equipa conseguiu estudar em detalhe os restos de abelhas achados dentro de duas das colmeias. Tiago Francoy, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, explica que foi procurado pelos israelitas graças à sua colaboração com outro autor do estudo, o alemão Stefan Fuchs.
“Eu fiz parte do meu doutorado na Alemanha e desenvolvi um método para identificar espécies de abelhas com base apenas em pedacinhos da asa”, conta. As nervuras que dão sustentação às asas dos insetos formam um desenho típico, que é único de cada tipo de abelha, diz Francoy. “Como eles tinham esses fósseis, deram uma busca na literatura e viram que eu podia ajudar na identificação”, afirma o biólogo, que fez o trabalho usando fotos. “É uma pena, infelizmente não pude ir até lá para o trabalho”, brinca.
Read More

post

Retiros e Acampamentos

Organize os seus acampamento, retiros, aniversários, celebrações, festas e outros eventos especiais durante o ano inteiro.

Para acampamentos e retiros que podem vir já com os seus próprios programas, ou em alternativa, podemos ajudá-lo a elaborar um programa com o tema “Evolução vs Criação”.

Caso deseje a nossa ajuda para a realização de um programa, entre em contacto connosco para mais pormenores.

No Parque temos vários hectares disponíveis para todos os tipos de acampamentos, desde o mais civilizado ao mais aventureiro num espaço de floresta quase intocada. Existem várias casas tipo dormitório para cerca de 45 pessoas. Se o seu grupo for maior, entre em contacto connosco para encontrarmos uma solução.

post

Será que a vida surgiu na terra? Ou foi um cometa que a trouxe?

Philae vê orgânicos no cometa publicado a 18 de Novembro de 2014 por Terry Hurlbut. A sonda Philae adormeceu profundamente no seu lugar de descanso à sombra do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Mas antes de adormecer, ela enviou informações acerca da sua descoberta mais importante, até à data. A “atmosfera” (ou o que parece ser) do cometa contém moléculas orgânicas. Read More